Seja bem vindo ao nosso bloco de Receitas

Seja bem vindo ao nosso bloco de Receitas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

cupcakes de avelã


Rendimento: 10-12 cupcakes

Ingredientes da massa:

- 2 ovos grandes (em temperatura ambiente)
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo (peneirada)
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de avelãs picadas
- 1 colher de chá de fermento (peneirado)

Dica: para cortar as avelãs, coloque-as em um tabuleiro e vá picando com uma faca grande sem serra. Elas vão ficar assim:



Modo de preparo:


Bata os ovos até dobrarem de tamanho, como na foto à esquerda. Acrescente o açúcar e bata até obter uma massa branca, lisa e brilhante.


Coloque metade da farinha e misture bem com uma espátula, pois assim você não terá uma nuvem branca na sua cozinha. Coloque a outra metade, bata até a massa ficar lisa, e depois acrescente o leite. Misture bem o leite com a massa antes de voltar a bater, pois senão vai voar leite para todos os lados! Quando a massa estiver branca e homogênea, desligue a batedeira e misture o fermento e as avelãs picadas. Não bata, só misture

Pré-aqueça o forno a 180ºC e vá colocando a massa nas forminhas de papel para cupcakes na assadeira própria. Asse por 20 minutos e, enfiando um palito na massa, veja se já está pronto. Se o palito sair limpo, é porque já está bom; se sair sujo, deixe por mais alguns minutos e vá conferindo até sair limpinho.

ATENÇÃO!

Não tire os cupcakes da assadeira logo que os tirar do forno. Deixe-os descansando na assadeira por cinco minutos, depois transfira-os para uma grade para poderem esfriar completamente. Se você tirar os cupcakes da assadeira logo que tirá-los do forno, eles não estarão tão firmes e poderão amassar com a força da sua mão. Olhe só a diferença entre um que foi tirado da forma logo depois de tirado do forno e um tirado depois de cinco minutos:


Você não vai querer que os cupcakes que você ficou um tempão fazendo acabem como o da esquerda, né? Então não se esqueçam de deixar os cupcakes na assadeira por cinco minutos antes de colocá-los na grade.

Dicas:

- as forminhas para cupcake são tamanho 0 (eu uso da marca Mago)
- eu descobri depois de quase dois anos que a assadeira para cupcakes que eu tenho é na verdade própria para fazer quindim, mas funciona do mesmo jeito e é muito mais barata!
- não coloque a massa nas forminhas sem colocá-las na assadeira, pois a massa vai esparramar e o bolinho vai ficar horroroso muito feio!
- se você não tiver uma grade de metal para deixar os cupcakes esfriando, coloque-os sobre o escorredor de vasilhas (de metal), funciona do mesmo jeito.

Ingredientes para a cobertura:

- 200g de chocolate ao leite, meio amargo ou blend (que é metade chocolate ao leite + metade meio amargo)
- 200 g de creme de leite (uma caixinha)

Modo de preparo:

Derreta o chocolate, pode ser em banho maria ou no microondas. Se for derreter no microondas, tome bastante cuidado! Coloque de 30 em 30 segundos e vá mexendo no meio tempo, pois senão o chocolate pode queimar e você terá que jogar tudo fora. Ferva o creme de leite em uma panela até borbulhar, é bem rapidinho. Misture os dois ingredientes delicadamente até obter uma massa lisa. Forre a vasilha com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos antes de levar à geladeira. Retire da geladeira assim que as bordas começarem a endurecer. A ganache não pode estar muito mole nem muita dura, mas sim firme.


Para ficar mais fácil de colocar a cobertura no saco de confeitar, coloque primeiro o bico (eu usei o 1M da Wilton), depois coloque o saco em um copo para poder firmar. Vá colocando a cobertura aos poucos, eu deixei só até onde está mostrando na foto, depois prendi a parte de cima para não escapar cobertura quando eu fosse confeitar.


Eu resolvi fazer uma rosa em vez da famosa voltinha. Comece confeitando do centro, como na foto à esquerda, e vá circulando até cobrir toda a superfície do bolinho. Para dar charme a mais, jogue um pouquinho de avelãs picadas por cima:

Nenhum comentário:

Postar um comentário