Seja bem vindo ao nosso bloco de Receitas

Seja bem vindo ao nosso bloco de Receitas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Assando cupcakes sem fôrma de alumínio

Esse post é para você, que como eu não tem a famosa fôrma de alumínio ou forminhas de empada grandes para colocar os cupcakes para assar no forno.
Vou no improviso!


No último post eu falei do stand para cupcakes que eu fiz no natal né? mas euzinha não tinha essas benditas fôrmas próprias para fazer, somente tinha as forminhas de papel, tentei fazer sem fôrma de alumínio por baixo e simplesmente o bolinho ficou todo deformado. Que peninha!!!


Minha filhota como sempre, minha ajudante nos trabalhos culinários, me deu uma ideia e eu executei. Olha como deu certinho:










Como sou curiosa pra valer, fiz com forminhas próprias para cupcakes, mas também fiz com fôrma de papel de empada e deu super certo. Confere aí como fiz:











- Corte um pedaço de papelão grosso do tamanho da sua assadeira. No tamanho exato!
- Marque os círculos com o tamanho da sua fôrma de papel. É só marcar o fundo da fôrma de papel, corte com estilete, depois que cortar o primeiro círculo, ele mesmo servirá de molde para marcar os outros círculos.
- Corte também quatro pedaços pequenos retangulares com mais ou menos 10 centímetros de largura, para colocar na lateral da fôrma, dando assim sustentação e altura ao papelão com os círculos (corte esses retângulos na altura acima do meio das forminhas de papel). Não precisa colar na assadeira, é só encaixar que ele sustenta bem, mesmo porque colar não adiantaria muito por causa do calor né?
- Coloque cada forminha de papel dentro de cada buraco e encha a forminha até a metade (ou menos!) com a massa de sua preferência.
- Asse seu bolinho em forno médio pré aquecido e fique de "olho" porque assa bem rápido.
- Com esse jeito de fazer seu bolinho não vai deformar de jeito nenhum.
- O papelão NÃO interfere no assar dos bolinhos, agora só faço desta forma.


Os bolinhos podem ser feitos com sua receita de preferência ou até com as massas prontas, desde que não sejam muito moles.


A receita que eu fiz foi essa do site eu faço a festa. Confere lá que tem ideias e dicas bem legais para festas.


A cobertura que usei foi marshmallow que aprendi com o confeiteiro da Lecadô
1 clara
2 colheres de sopa bem cheias ( tipo mãe, bem generosa) de açúcar.
De acordo com a quantidade que você vai precisar, vá dobrado a quantidade de claras e açúcar. Para cubrir os cupcakes, usei 4 claras e 8 colheres de açúcar.


- Misture bem fora do fogo, depois coloque em fogo baixo e mexa literalmente com a " mão", sim tem que mexer com a mão para saber o ponto certo de ir para a batedeira.
- Quando sua mão não aguentar mais ( por favor, não é para tirar quando estiver pegando fogo né? se não você se queima!) leve rapidamente a batedeira e bata bastante até quando você levantar o batedor da batedeira este faça picos que não caia com facilidade.
- Utilize com saco e bico de confeitar ou com colher somente passando por cima e jogando granulado ou simplesmente confeite com um saquinho transparente bem limpinho com um cortezinho na ponta.
- O marshmallow pode ser tingido com anilina que não muda a textura.

Espero que tenha dado para entender.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendi a onde coloca os pedaços de papelão retângulo..
    Coloca dentro da forma debaixo do papelão grande??

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendi a onde coloca os pedaços de papelão retângulo..
    Coloca dentro da forma debaixo do papelão grande??

    ResponderExcluir